Capacitação para condução de Viatura com tração 4x4


Nos dias 23 e 24, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional Bragança recebeu durante todo o dia mais uma capacitação, desta vez relacionada à condução de viaturas com tração 4x4, que foi ministrado pelo especialista e praticante de Off-Road carro e moto, Rogério Morais Torres, que é membro voluntário da Defesa Civil de Bragança Paulista, tendo atuado no resgate de vítimas que se encontravam em locais de difícil acesso na enchente que assolou São Luis do Paraitinga.

A capacitação foi dividida em duas partes: teórica e prática. No período da manhã, os presentes assistiram a uma palestra e receberam uma cartilha explicativa sobre o assunto com instruções sobre as funções de tração dos veículos, como e em que situações utilizá-las.

No período da tarde os profissionais se dirigiram a um terreno para abordar a parte prática do treinamento. Nesta ocasião todos tiveram a oportunidade de pilotar a viatura simulando a direção em aclives e declives acentuados e de terra, situações de alagamentos e terrenos arenosos.

Além do objetivo principal de capacitação dos socorristas e melhoria na qualidade dos atendimentos prestados à população, o treinamento também teve o intuito de auxiliar a preservação das viaturas, visto que com o conhecimento correto do manuseio dos veículos os mesmos podem ser melhor conservados. Outro fator importante é aumentar a segurança nas ocorrências e no transporte de pacientes e dos próprios funcionários.

O Samu Regional Bragança abrange 11 municípios, sendo que destes, 09 possuem um veículo Ford Ranger 4×4 além da Unidade Móvel para atendimentos rotineiros. Cerca de 50 Condutores Socorristas do SAMU Regional Bragança, de várias Bases Descentralizadas, além de membros do Corpo de Bombeiros, participaram desta atividade.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...