Em busca da qualificação do SAMU Regional

Neste mês de fevereiro a equipe de Coordenação Regional do SAMU Bragança, realizou visitas técnicas consultivas às Bases Descentralizadas que compõem o serviço Regional visando o processo de Qualificação das Bases Descentralizadas e suas Unidades Móveis. Este processo faz parte de uma política nacional de qualificação das unidades do SAMU para incentivar a melhoria do serviço e padronizar a qualidade do atendimento oferecido.

Durante a reunião, a Coordenadora da Regional Srª. Rosangela Gonçalves, explicou que o SAMU da nossa região é habilitado e também já é referência para outras regiões:
“Nós estamos fazendo um excelente trabalho, buscamos a qualificação para atingirmos a excelência do SAMU. Além de aprimorarmos as praticas que já realizamos, colocaremos ainda mais condições e ferramentas à disposição da população para, a partir daí, termos possibilidade de um incremento dos recursos financeiros que virão do Governo Federal, do Ministério da Saúde.”  
Foi observado que o SAMU é mantido financeiramente com uma parcela de recursos oriundos do Governo Federal e em parte por recursos próprios das Prefeituras e das Secretarias Municipais de Saúde, e com a obtenção do título de Unidade Qualificada ocorre um aumento no repasse federal para o serviço

O processo de qualificação é opcional, mas por envolver recursos financeiros, quem optar pela mudança receberá aproximadamente 60% de aumento no valor de custeio que é repassado pelo Ministério da Saúde (MS), o que refletirá, consequentemente, na melhoria da assistência para o usuário do serviço. O valor repassado pelo MS pode ser utilizado para a manutenção geral do serviço - manutenção de equipamentos, pagamento da equipe, aquisição de materiais, medicamentos, seguro da ambulância, manutenção geral da base, pagamento de aluguel, etc. Os municípios devem, porém, estar atentos para não utilizar o recurso de forma errônea, não pode ser usado para adquirir equipamentos que não sejam, por exemplo, desfibrilador e respirador, não podem usar para outros programas da saúde e nem para aquisição de bens ou construção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...