Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas


Na manhã dessa sexta-feira, 08 de novembro, foi realizado o “Simulado de Catástrofe com Múltiplas Vítimas” nas imediações do Lago do Taboão. A simulação foi realizada em parceria do SAMU Regional Bragança com o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Divisão de Trânsito, Polícia Militar e Defesa Civil, contando com o apoio da iniciativa privada (Santher e Concessionária Rota das Bandeiras), além da colaboração do Colégio Biotec, da FESB, do Oscar Guincho e do Comércio de Peças Dico e Jacaré.

Por volta das 10hs, o simulado teve início com ligações realizadas por populares ao Corpo de Bombeiros, através do telefone de emergência 193. Na sequência, a própria equipe do Corpo de Bombeiros acionou as demais forças de segurança, como Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar, assim como também foram acionados os serviços assistenciais de urgência, no caso o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Regional Bragança)

Aproximadamente dez minutos depois, as primeiras viaturas começaram a chegar ao local da catástrofe, que simulava um grande acidente envolvendo dois carros, uma motocicleta e um ônibus. A Polícia Militar fez o isolamento do local. A equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros deu início ao socorro às vítimas. No total foram 26 vítimas, com outras pessoas chamadas “sombras”, que monitoram as ações das vítimas para posterior avaliação.

Na sequência, as vítimas eram divididas em quatro áreas: lona vermelha, pacientes graves com necessidade de atendimento imediato; lona amarela, gravidade média; lona verde, ferimentos leves; e lona cinza, para óbitos.

De acordo com o 1º tenente do Corpo de Bombeiros, Osvaldo Julião Jr.:

"Este tipo de atividade possui dois objetivos principais: primeiro, a união das forças de segurança, e segundo o treinamento dessas forças para o bem da população".

Segundo Rosangela Gonçalves, coordenadora regional do SAMU:
"O simulado possibilitará a avaliação da dinâmica das vítimas e dos profissionais, assim como a capacidade de emergência e socorro para planejamento futuro e preparar novos profissionais da área de saúde".













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...