Encontro de socorristas em Cambuí (MG)


Ocorreu nos dias 28 e 29 de  setembro, no município de Cambuí (MG), o 1º Encontro de Atendimento Pré Hospitalar, resultado da parceria entre as Prefeituras de Bragança Paulista e de Cambuí, além das equipes do SAMU Regional Bragança, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e Minas Gerais, Defesa Civil de Cambuí, Bragança Paulista e Osasco, Polícia Militar de Minas Gerais, Concessionária BrVida Atendimento Pré Hospitalar e Concessionária Auto Pista Fernão Dias.

Para a realização das atividades práticas houve a utilização de manequins vivos da Faculdades Asmec e do Colégio Biotec. O evento contou com a cobertura da Revista Emergência.

Foram abordados os seguintes temas:  Ética e Evolução do Atendimento Pré Hospitalar; Segurança profissional no atendimento; Biomecânica e cinemática do trauma; Abordagem primária e secundária; Trauma músculo esquelético; Parada cardiorrespiratória; Choque; Trauma torácico; Trauma de abdome; Trauma crânio encefálico; Trauma raquimedular; Queimaduras; Método START para atendimento de múltiplas vítimas; Operações com cães; Salvamento terrestre.

Também foram realizados diversos treinamentos práticos e simulados que envolveram: Acidentes de motocicleta; Atendimento de vítimas de agressão (com agressor armado no local); Acidentes automobilísticos envolvendo 02 carros e 1 moto; Incidente de deslizamento de terra com vítimas soterradas; Acidente de trânsito com vítimas ejetadas e vítimas presas a ferragens; e Incidente com múltiplas vítimas.

Este processo de práticas macro educativas serviu para aprimorar as atividades dos socorristas , principalmente quanto a intersetorialidade de equipes das diversas áreas da saúde e de segurança públicas, fortalecendo as missões de cada tipo de equipe e as ações que devem ser integrativas de equipes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...