SAMU sofre com trotes

O SAMU Regional Bragança tem sido alvo de constantes trotes.


Já imaginou se 50% das ligações que você recebesse fossem trote? Não, né?! Mas é isso que acontece com a Central 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde.

Cada vez que uma equipe é mobilizada para atender uma chamada falsa, além de atrapalhar o atendimento de alguém que realmente precisa, são gastos tempo e dinheiro sem necessidade. O número de telefone, 192, é para atender a situações de emergência, pessoas que realmente estejam precisando de atendimento imediato.

O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, ressalta que a brincadeira pode causar sério danos a um amigo, um colega de escola ou até mesmo algum membro da família. “Então, na hora que o telefone do saúde fica preocupado com estou ocupando o 192 do SAMU com uma brincadeira, com uma mentira, um trote, eu estou correndo risco de fazer alguém que esteja com um problema grave possa até evoluir para um agravo maior ou até o óbito”, alerta Tarso.

O SAMU Regional Bragança tem recebido ligações diárias de um indivíduo, com voz do sexo masculino, passando trotes no serviço. Tal pessoa, que não se identifica, utiliza 03 números de telefones celulares: (011) 97543-7317, 94120-4180 e 95891-8157. Através destes números, nosso sistema de gravação das ligações computa um total de 3209 ligações, desde março deste ano até a data de hoje, 24 de setembro. Já foi realizado Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil para que o mesmo seja identificado e receba as penalidades legais.

O supracitado indivíduo vem mantendo o ato diário e compulsivo de realizar ligações para o SAMU via seu número nacional de emergência (192), ocasionado grande estresse na equipe de Técnicos Auxiliares de Regulação Médica e Médicos Reguladores, que fazem o atendimento telefônico, triagem, coleta de dados e avaliação de risco dos casos em que é solicitado atendimento de saúde, além de manter ocupada uma das linhas telefônicas de emergência para a população.

Tal linha telefônica exclusiva é utilizada em nossa região por 11 municípios (Bragança Paulista, Pedra Bela, Vargem, Joanópolis, Atibaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Pinhalzinho, Socorro e Tuiutí) que perfazem um total de 425.360 habitantes (IBGE, 2012). ou seja, este única cidadão, devido sua conduta compulsiva, está dificultando que recebamos um chamado de emergência médica real, de uma vítima de agravo clínico e/ou traumático. Toda a sociedade é lesada.


Para tentar minimizar este tipo de interferência no bom andamento do serviço e de atendimento à população, o SAMU Regional Bragança executa diversos programas junto à população, em especial com o "Programa Samuzinho", onde a equipe faz atividades de orientação com as crianças nas escolas municipais, estaduais e privadas para conscientização sobre o uso correto do 192, fornecer orientações sobre prevenção de doenças e acidentes, além de ensinamentos básicos de primeiros socorros. Também realiza atividades de orientação junto a população em geral, em industrias, igrejas, comércios, etc.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...