Agente Mirim da Defesa Civil x SAMUzinho na escola Orlando Pinto

A Defesa Civil do município de Bragança Paulista está desde o início do mês aplicando na Escola Estadual Prof. Orlando Pinto de Oliveira o Programa de Agente Mirim da Defesa Civil. Durante 03 meses serão realizadas diversas atividades com os alunos da referida escola, estes jovens receberão orientações de vários órgãos parceiros agregados ao programa sobre como proceder perante uma situação de emergência ou de risco eminente.

Na data de 22 de agosto, quinta feira, houve a colaboração do SAMU Regional Bragança, que orientou as crianças sobre em que momentos devem acionar o 192, e que informações devem ser passadas ao atendente e ao médico, além de enfatizar a importância de não realizarem trotes. Ao final da instrução foi disponibilizado um material educativo e de fixação do conteúdo abordado.

Para a aplicação desta atividade de educação houve a participação de 02 profissionais da Base Central Geral de Regulação de Bragança Paulista e de 02 profissionais da Base Descentralizada de Tuiuti.






O Programa de Agente Mirim da Defesa Civil possui características parecidas com um programa já desenvolvido pelo SAMU Regional Bragança, que é o SAMUzinho, que já realizou outras atividades educativas com diversos alunos.

O programa SAMUzinho é um projeto de Responsabilidade Social da Base Central Geral Reguladora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Regional Bragança que tem como intuito conscientizar as crianças sobre a importância do SAMU para o atendimento emergência à saúde da população e oferecer informações, orientações, treinamentos, educação e base de apoio para a formação de um cidadão capacitado para identificar situações de risco, tanto para sua própria integridade física e saúde quanto para a de terceiros, e saber como proceder nestas situações para evitá-las ou atuando diretamente para revertê-las.

O programa possui foco em diversas instruções para formação de um cidadão consciente de suas obrigações e responsabilidade, envolvendo: funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, orientações em como proceder a uma solicitação de ajuda via telefone, desmistificar idéias errôneas comumente associadas a impulsos na busca do auxílio à saúde, prevenção e combate ao uso de álcool, drogas e fumo, higiene pessoal, educação ambiental, noções de primeiros socorros, ética e cidadania, educação no trânsito, prevenção de acidentes domésticos, palestras diversas e visitas técnicas. Dessa forma, o SAMU 192 Regional Bragança contribui com a sociedade na formação básica do cidadão e contribui para que haja o correto uso do serviço público dos serviços de urgência e emergência.

Faça o download da atividade disponibilizada aos alunos clicando aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...