Palestra sobre a abordagem à pacientes psquiátricos


A equipe do SAMU promoveu um treinamento para aperfeiçoar a abordagem de pacientes com distúrbios psiquiátricos e que apresentem alterações psicofisiológicas causadas por ingestões de produtos químicos e/ou fármacos na última terça-feira, dia 20, no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem). O objetivo da capacitação foi ensinar aos profissionais medidas que facilitem o atendimento da equipes nestas situações.

O treinamento contou com três palestrantes. No período da manhã, um médico psiquiatra da base central do SAMU explicou os diferentes quadros de alterações mentais existentes, sua diferenciação dos estados clínicos que um paciente pode ter e deu dicas em como o profissional deve se comportar e dialogar com o paciente de modo a criar um vínculo de confiança com o indivíduo e facilitar seu tratamento.

O período da tarde contou com mais duas palestras. Na primeira a Polícia Militar comentou sobre as solicitações de apoio feitas pelos funcionários em casos onde o paciente está agitado e/ou agressivo, ou até mesmo portanto armas branca ou de fogo, sobre os aspectos legais dessa atuação conjunta, além dos limites e obrigações de cada instituição, sendo enfatizado a necessidade de preservação da integridade física da equipe de socorristas do SAMU.

Para encerrar a capacitação, o coordenador médico do SAMU Regional esclareceu dúvidas sobre casos decorridos de abuso de drogas e remédios, além da atuação das equipes frente à casos de intoxicações exógenas.



Este curso de capacitação contou com a participação de enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem de todos os municípios que compõem o SAMU Regional Bragança. Haverá mais uma reunião no mesmo local na próxima terça-feira, dia 27
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...