Treinamento de primeiros socorros para soldados do TG


A equipe do SAMU 192 Regional Bragança, em 10/06/2013, realizou no Tiro de Guerra 02-009 de Bragança Paulista, representante local do Exército Brasileiro, um processo de capacitação teórica e prática de Técnicas de Primeiros Socorros, aos aproximadamente 100 atiradores daquela base.


Os atiradores participaram deste momento de instruções de extrema importância para a formação qualificada dos soldados. A Coordenação do SAMU e equipe especializada em urgência e emergência, Rosangela Gonçalves Samu , Dr. Rodolfo Melaré, Dr. Daniel Felix, Dr. Fernando Baratella, Dra. Ana Paula Ferrini, Célio Martinez, Edson Ferreira e Públio Leite, foram os palestrantes e instrutores no desenvolvimento de diversas técnicas e situações de urgência e emergência, tais como queimanduras, quase afogamento, engasgamento, parada cardiorrespiratória, traumas músculo-esqueléticos e crises convulsivas.








Os Tiros de Guerra são uma experiência brasileira vigente desde 07 de setembro de 1902, quando Antônio Carlos Lopes fundou, na cidade de Rio Grande (RS), uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares e, depois de 1916, foram impulsionados pela pregação patriota de Olavo Bilac - patrono do Serviço Militar, sendo consequência, sobretudo, de um esforço comunitário municipal. A portaria nº 8747, de 31 de outubro de 1945, criou o Tiro de Guerra 013.

Dentre alguns fatos históricos resaltamos: a participação na 2ª Grande Guerra Mundial, com a presença de 46 ex-atiradores integrando a Força Expedicionária Brasileira; a recepção em 1957 ao então Governador do Estado de São Paulo, Drº. Jânio da Silva Quadros; a participação dos eventos comemorativos à inauguração da rodovia Fernão Dias. Analogamente, podemos dizer que o Tiro de Guerra está inserido na história bragantina, assim como o Exército para a história brasileira.

Esta instituição presta relevantes serviços à comunidade, dentre os quais podemos destacar: participação na campanha do agasalho; campanhas educativas; atuação em ações conjuntas com a Defesa Civil; campanha de arrecadação de alimentos, entre outras tantas atividades.

Atualmente o diretor do TG é o Drº. Fernão Dias da Silva Leme - prefeito municipal de Bragança Paulista, tem como chefe de instrução o subtenente Antonio Maria da Silva Alves e como instrutor o 1º sargento José Roberto da Silva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...