SAMU - Quando devo chamar?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 60% das ligações recebidas pelo SAMU 192 são trotes. O número do telefone do SAMU, o 192, é para atender as situações de emergência, nas quais pessoas precisam de atendimento médico imediato porque estão passando mal ou por que sofreram um acidente. Por isso, o ministério reforça o alerta: quando o serviço recebe um trote, várias pessoas deixam de ser atendidas.

Quando a pessoa liga para o SAMU/192, cai numa central de regulação, onde, além das telefonistas, estão profissionais de saúde, inclusive médicos. São eles que definem o tipo de atendimento, dependendo da gravidade do caso.

O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, lembra que a brincadeira pode custar uma vida. “Nosso papel é estar muito próximo da população, que ela possa entender o significa ligar esse dígito 192. Significa um socorro a saúde. Então na hora que estou ocupando esse digito com uma brincadeira, com uma mentira, um trote, eu estou correndo risco de fazer alguém que esteja com um problema grave possa até evoluir para um agravo maior ou até o óbito”.

O coordenador explica que para combater os trotes ao SAMU 192, é necessário educar a população sobre o serviço. Paulo de Tarso destaca a importância do trabalho educativo realizado com as crianças. ”Nos lugares onde há o núcleo de educação permanente do SAMU, há m trabalho com as crianças, que tem vários nomes pelo Brasil, o Samuzinho, o Samuca, etc. A hora que a criança entendeu e viu como esse serviço funciona os trotes caíram em mais de 50 e 60 por cento daquele número anterior”.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...