Quem controla a frota do SAMU?

Existe um profissional dentro da estrutura do SAMU 192 que cuida somente da frota de ambulâncias disponíveis para atendimento, e este profissional é chamado de Controlar de Frota e/ou Rádio Operador

O Controlador de Frota/Rádio Operador, quando chega no plantão, anota o nome de todos que estão de serviço em todas as base descentralizadas, além do número de telefones de apoio. Este profissional sabe quais viaturas estão disponíveis para atendimento e onde estas se encontram, é ele quem comunica às equipes a necessidade de deslocamento, após a avaliação de risco feita pelo médico regulador.

O rádio-operador está sempre atento a tudo o que acontece, e sua comunicação com as equipes é feita através do rádio ou telefone. As equipes fazem constante contato com ele, solicitando dados em relação ao endereço da ocorrência, bem como pontos de localização e referência, além da solicitação de apoio de outras unidades do próprio SAMU ou de outros serviços (polícia, bombeiros, agentes de trânsito, etc).

Todas as saídas e chegadas das ambulâncias são registradas pelo rádio-operador. Esses dados ficam registrados através de um sistema informatizado, mas também são mantidas cópias impressas diárias desse controle. Na tela, ele acompanha os horários: (1) de saída da ambulância após a comunicação; (2) de chegada da equipe no local solicitado; (3) da saída da equipe do local do atendimento; (4) de chegada na unidade de saúde; (5) de liberação da unidade de saúde; (6) de disponibilidade para novo atendimento; e (7) de chegada na base.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...