Bragança e região conquistam nova viatura do SAMU

Na manhã de quinta-feira, dia 9, o prefeito Fernão Dias recebeu do Ministério da Saúde, uma viatura 4 x 4 para atender o SAMU Regional, ou seja, um veículo que atenderá aos municípios de Bragança Paulista, Tuiuti, Vargem, Pedra Bela, Atibaia, Piracaia, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.


A solicitação da viatura foi feita em março de 2013 pela atual administração ao Ministério, por meio da Coordenação Geral de Urgência e Emergência, já que, durante um ano de implantação do serviço, foram constadas várias dificuldades em atendimentos, principalmente em zona rural.

Dos 2.399,598 km² de extensão territorial da abrangência do serviço, 84,72% são de área rural, ou seja, 2.032,984 km² de zona rural, o que justifica a necessidade da viatura, pois muito dos locais onde o SAMU presta atendimentos são passíveis de desastres naturais e acidentes geográficos, bem como locais com probabilidades de inundações bruscas, alagamentos, enchentes, deslizamentos e escorregamentos.

A viatura 4 x 4, chamada também de Viatura de Reserva Técnica, será utilizada em situações pontuais por equipe já constituída do SAMU em atendimentos cujas condições apresentem dificuldades de vencer os obstáculos naturais expostos. Sem a viatura, o SAMU teve, inclusive, que contar com apoio de trator para transporte de equipe e recursos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...